O MEDO LIMITA A MINHA FÉ

 

medo-escondeA palavra de Deus lá Carta de III João 1,2 diz o seguinte: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.

O importante é o desejo de Deus para nós. Ele diz claramente  que deseja o nosso bem. O mais importante para vencer uma batalha é o desejo de Deus. Mas por que algumas pessoas não conseguem vencer????

Agora vamos para o livro de Isaías 41, 10-14:

 10 - Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

11 -  Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.

12 -  Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.

13 -  Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.

14 -  Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel.

Na bíblia está escrito 366 vezes a palavra Não temas. Irmãos, nós não devemos ter medo. Deus quer dizer, você não deve ter medo.

Agora vamos para a II Carta de Timóteo 1,7:

7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

7 – Irmãos, parece que existe uma situação de medo. De medo de vencer. Esse medo não provém de Deus. O medo vem daquilo que eu ouço negativamente.  A quem você ouvido, Hein????

Agora vamos para o livro de Jó, 3,25:

25 Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.

25 – Jó estava dizendo: Aquilo que eu tinha medo me aconteceu. O medo da força ao problema. Assim como a palavra alimenta a fé. Quando Deus diz não furtarás, não adulterarás, quando diz não é. Não tenham medo, Deus está com você e você irá bem em todas  as coisas.

          QUATRO COISAS QUE O MEDO TIRA DE NÓS

medo1º) O MEDO DISTORÇE A VISÃO

Vamos para o evangelho de Marcos 6, 45-50:

45 E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.

46 E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar.

47 E, sobrevindo a tarde, estava o barco no meio do mar e ele, sozinho, em terra.

48 E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante.

49 Mas, quando eles o viram andar sobre o mar, cuidaram que era um fantasma, e deram grandes gritos.

50 Porque todos o viam, e perturbaram-se; mas logo falou com eles, e disse-lhes: Tende bom ânimo; sou eu, não temais.

O medo distorce a minha visão. O medo tira de nós a capacidade de enxergar a verdade. O medo nos faz enxergar a coisa diferente. Por medo, os discípulos não conseguiram ver que era Jesus que estava andando no mar. A resposta está vindo, a resposta está vindo, mais a gente não consegue enxergar a solução. Deus diz na sua palavra: Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.

Não pensem que é um fantasma. Não é um fantasma é o agir de Deus na sua vida.

2º) O MEDO LIMITA A MINHA FÉ

Vamos para o evangelho de Mateus 15, 28-31:

28 - Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

29 Partindo Jesus dali, chegou ao pé do mar da Galiléia, e, subindo a um monte, assentou-se lá.

30 E veio ter com ele grandes multidões, que traziam coxos, cegos, mudos, aleijados, e outros muitos, e os puseram aos pés de Jesus, e ele os sarou,

31 De tal sorte, que a multidão se maravilhou vendo os mudos a falar, os aleijados sãos, os coxos a andar, e os cegos a ver; e glorificava o Deus de Israel.        

 sofrerA bíblia narra a história daquela mulher samaritana que veio até Jesus, e Jesus a chamou de cachorra. Mesmo assim, ela insistiu. Essa mulher não teve medo, ela insistiu. O medo limita a nossa fé. Por medo, eu não faço aquilo que é necessário fazer. A mulher do fluxo de sangue não teve medo de ir procurar Jesus, mesmo sabendo que ela estava imunda e não poderia se aproximar de ninguém.

O medo limita a nossa fé. O medo nos impede de sair para procurar um emprego. Por medo deixamos fazer , o que devemos fazer. Deus já te pediu para te deixar algo e você, por medo, acaba protelando, uma atitude que lhe fará ser abençoado.

3º) O MEDO FAZ A PESSOA VALORIZAR O PROBLEMA

Vamos para I Samuel 17, 4-11:

Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.

5 Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze.

6 E trazia grevas de bronze por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros.

7 E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos siclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro.

8 E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.

9 Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis.

10 Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.

11 Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito.

O medo faz a gente super valorizar o problema. Golias tinha 2,5 ( dois metros e cinquenta). Mais o exército de Israel possuía mais de cem mil homens. Golias não era tão grande assim. Mas o exército de Israel tinha medo.

Te, gente que acha que essa dorzinha é um câncer. O medo dá ao gigante, um super poder. O medo dá a ele, a força que ele não tem.

A palavra é clara: Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena. Provérbios  4,10

Pastor briguei com o meu marido e o meu casamento acabou. Não há problema tão grande que não seja maior do que Deus. O que faz uma pessoa parar de vir à Igreja??? É medo, medo de não vencer, medo de não der certo. O medo faz o discípulo querer voltar atrás. O medo faz o soldado enxergar um homem como gigante. Qual o casal que nunca teve uma discussão??? Mas ele saiu de casa. O medo te faz enxergar a coisa maior do que ela é.

4º) O MEDO NOS IMPEDE DE CRESCER

Vamos para o evangelho de Mateus 25, 24 e 25:

24 Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;

25 E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.

O medo me impede o meu crescimento econômico. Eu fico paralisado, eu fico com medo do desafio.

Ex: Quando Josué foi atravessar o Jordão, houve uma tribo que ficou antes do rio, com medo. Tem gente que se contenta com pouco. O medo faz com que ele enterre os seus talentos. A pessoa para de crescer, ela para de crescer espiritualmente. Temos que crescer espiritualmente. Deus não nos dá um sonho, um casamento, um sonho para ser enterrado. Temos que crescer, temos que melhorar, temos que melhorar. O medo faz com que deixemos e crescer. A mulher de Deus tem que crescer. Quando olhamos para o vento começamos afundar.

Francisco Carlos é pastor da Igreja da Graça do CPA IV

O MEDO LIMITA A MINHA FÉ

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar