NÃO TE MANDEI EU

 

afli-mundoA missão de Josué era levar o povo a terra prometida, mas como isso iria acontecer? Josué achava que Moisés era insubstituível. Vejamos o que está escrito lá em Josué 1, 1-6:

.1   E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:

1.2   Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

1.3   Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

1.4   Desde o deserto e desde este Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até o grande mar para o poente do sol será o vosso termo.

1.5   Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

assim-contigo1.6   Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

2 – Moisés havia morrido, ele não estava mais na presença da congregação. Quando perdemos Moisés, Deus já tem um Josué preparado para nós. Se você perdeu algo, Deus vai substituir por um melhor, por algo melhor.

Moisés morreu e Josué estava chorando e desanimado. Deus começar a animar Josué. A tarefa, a missão que o Senhor tem para nós, não será alcançada, se não animarmos. Há pessoas que ficam chorando pelo leite derramado.

As pessoas reclamam, porque não têm mais forças, não são jovens, não possuem a mesma força da juventude. Mas hoje, você possui mais experiência. Hoje, você sabe fazer  as coisas muito melhor, com maior destreza e habilidade. Irmãos, vocês têm que estar animados para receber aquilo que Deus tem para vocês. Deus sempre nos dará uma palavra de ânimo.

Perdas na vida, todos nós teremos, mas Deus tem algo melhor para nós. Josué, Moisés morreu, levante-se agora, hoje.

3 – Todo o lugar que você pisar será seu. Josué estava prostrado diante da morte de Moisés. Tem gente que está prostrado, desanimado, parado. Irmãos, essa mensagem foi para mim, eu fui abrir a minha primeira igreja, na cidade de Aragarças e o trabalho lá fechou, por falta de pessoas. Quando eu fui transferido para outro local, Deus falou comigo, ore, peça, busque, saia para evangelizar.

Irmãos, se você reivindicar, tomar posse da palavra de Deus, ele cumpre a sua promessa. Onde eu pisar a planta do meu pé será meu, pise os pés, vá atrás.

subis-melhor4 – Irmãos, quando o sol estiver se pondo, se andarmos procurando o seu final, não conseguiremos alcança-lo. Sabe o que Deus estava querendo dizer? O que eu tenho para você, não tem limites. O seu limite é até onde o sol se põe. Mas nós estamos tomando posse disso? O que Josué tinha? Ele tinha quase três milhões de pessoas reclamando, o tempo todo. Deus disse para ele, é tu que vai fazer o povo entrar. O problema é que as pessoas ficam esperando que as coisas irão acontecer, como num passe de mágica. Deus não faz isso.

Deus irá nos dar uma palavra. Diga para você mesmo, eu vou avançar. Deus é comigo. Não importam o que falam de mim. Josué morreu farto em dias e Deus disse para ele: Ainda tem muita terra para conquistar. Nós não podemos fracassar, nós temos a palavra, a promessa de Deus, tomem posse dela.

Nós temos que pisar. Pisar hoje, é declarar o que Deus falou comigo. Ex: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Eu estou curado pelas feridas de Jesus. Nós somos a imagem e a semelhança de Deus, diga para você mesmo, eu sou bonito. Josué não tinha vencido. Mesmo assim, Deus já havia lhe garantido a vitória.

Continuando lá em Josué 1, 7-10:

1.7   Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

1.8   Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.

1.9   Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.

1.10   Então, deu ordem Josué aos príncipes do povo, dizendo:

 7 – declarar, lutar pelo que eu quero, não é questão de querer lutar. É um mandamento. Irmãos, quando um pastor desiste do seu ministério, a pessoa desiste do seu ministério de obreiro, de evangelista, que foi Deus quem mandou fazer, ela está sendo desobediente. Quando Deus acaba de falar com Josué, ele entra em ação, logo em seguida.

Agora vamos para o salmos 27,4:

27.4   Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo.

Se um dia você pediu algo a Deus, busque. Sabe porque você não recebeu, porque você não reivindicou, não buscou. Deus falou uma palavra: Não te mandei eu.

 Hilton Santos é pastor da Igreja da Graça em Guarulhos

NÃO TE MANDEI EU

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar