O QUE ESTÁ FAZENDO VOCÊ ENCURVAR?

Vejamos o que está escrito lá no livro de Lucas 13, 10- 13:

guard-ti“ 10 - E ensinava no sábado, numa das sinagogas.

11 - E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.

12 - E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade.

13 - E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus.”

A bíblia narra a história de uma mulher que estava encurvada. Essa mulher estava sofrendo por causa de um espírito de enfermidade que a fazia encurvar, poderia ser um espírito de ( fracasso, de maus pensamentos, da miséria), o espírito imundo pode seguir a pessoa pela vida inteira. Essa mulher estava sofrendo há 13 anos com a mesma doença. Têm pessoa que estão sofrendo, no presente, as coisas do passado. O passado está no túmulo, viva o presente. Irmãos, nós temos que decidir o que fazer, nós temos que enterrar o passado e seguir adiante. Vejamos o que está escrito lá no livro de Isaías 43, 18 e 19:

“18 - Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.

19 - Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.”

Se você ficar meditando  nas coisas do passado, você vai ficar sempre olhando para trás. Quando você faz isso, você não está vivendo com inteligência. Você nunca encontrará solução para os seus problemas no passado.

Aquela mulher tinha um problema espiritual. Irmãos, os problemas espirituais se resolvem espiritualmente. Com certeza, ela já tinha procurado ajuda com outras pessoas, mas o seu problema só foi solucionado, quando ela teve um encontro com Jesus. Quando você tem um encontro com a palavra, ela te liberta.

Existem muitas pessoas com a vida financeira encurvada, com o casamento encurvado, com a vida profissional encurvada e com a família encurvada. Irmãos, vocês precisam ter um encontro com Deus e perseverar em segui-lo. Aquela mulher não desistiu, ela era filha de Abraão, quer dizer, ela era filha de Deus, e mesmo encurvada ela perseverou, ela buscou a Deus.

O meu capítulo favorito da bíblia é Isaías 49, Têm dias que é barra orar, buscar, se consagrar, nesses dias eu coloco esse capítulo da bíblia, em áudio, e começo a ouvi-lo, até começar a orar, a buscar, a ter um contanto direto com Deus. Qual é o seu capítulo favorito da bíblia? Se você possui uma passagem favorita, comece a meditar nela, comece a lê-la com insistência, se você não possui, ainda, pergunte a Deus, peça para ele te mostrar.

A mulher encurvada não desistiu, ela sempre estava lá , na sinagoga, perseverando em buscar a Deus, crendo que a sua vida iria mudar.

QUEM É QUE VAI TE LEVANTAR?

Antes de Jesus colocar a mão sobre ela, Jesus deu a palavra. A palavra vem antes do milagre. Se você recebeu a palavra o milagre já está chegando. Por exemplo, quando os discípulos perguntaram a Jesus e lhes disseram: mestre despede a multidão, pois podem desfalecer pelo caminho, o que Jesus disse: O que temos para comer? Eles disseram: 5  pães e dois peixinhos. Ele mandou o povo se assentar, de cem em cem pessoas, e depois ele realizou o milagre da multiplicação.

n-blemaQuando Jesus estava andando sobre o mar, Pedro disse: se és tu, mande-me ir ter contigo. Jesus disse, venha. E Pedro andou sobre as águas, quando ele estava andando ele duvidou, mas ele andou sobre as águas.

O QUE  PRECISA PARA O MILAGRE ACONTECER?

Em primeiro lugar, nós precisamos receber a palavra. Você recebe o entendimento e você medita nele. Junto com a palavra, você recebe o milagre de Deus. Irmãos, vocês precisam meditar naquela palavra que vocês receberam. Às vezes, o pastor prega 40 minutos e uma frase fala ao seu coração, medite nessa frase, nessa promessa.

Prestem  bem atenção, ao receber a palavra, o milagre pode não ter acontecido. Quando Jesus disse  a aquela mulher: estais livres da tua enfermidade, ela ainda estava encurvada, mas ela não olhou para a sua situação, e , retrucou,como é que estou livre? Se ainda, estou encurvada. Isso é dúvida, irmãos,  Deus não opera na dúvida. Quando você questiona Deus, olha para a situação, você dúvida. No caso daquela mulher, foi o diabo que a encurvou.

QUEM FOI QUE TE ENCURVOU?

Tem muita gente encurvada por causa das palavras de outras pessoas, que te desanimaram. Têm pais que falam para os seus filhos, já não te disse para não fazer dessa maneira, seu burro. Quando esse filho vai estudar e não consegue passar na prova, no concurso, ou enfrenta, alguma dificuldade, ele diz: eu sou burro mesmo e não vou conseguir. Se não diz, pensa.

Têm pais que falam assim: quantas vezes eu tenho que te dizer o certo, seu burro. Têm maridos que encurvam a mulher, têm filhos que encurvam os pais, que são ingratos. Para você se endireitar, você precisa ter esse encontro com Jesus.

O QUE DIRIGE A SUA VIDA?

Tem gente que é dirigida pela mágoa, pelo ressentimento. Tem pastor que encurva o obreiro, tem obreiro que encurva o pastor. Tem professor que encurva o aluno. O aluno faz uma pergunta para ele, ele poderia dar uma resposta que ajudaria o aluno, mas ao contrário, eles o criticam. Nós, os cristãos,  temos que ser agentes que promovem as pessoas. Eu não posso e não consigo controlar as atitudes de outrem. Têm pessoas cheias de lixos (ódio, rancor, ressentimento) e elas querem derramar isso sobre as outras pessoas, não aceitem.

Por exemplo: De repente você está saindo de casa, todo feliz, cantando , em paz, e uma determinada pessoa te fecha, no trânsito com o seu carro, e , ainda te xinga, e você fica chateado. Irmãos não aceitem o lixo de outra pessoa. Jesus disse o seguinte: quando você for a alguma cidade e a pessoa não te aceitar, sacode  a poeira dos seus tamancos, sapatos. Irmãos não aceitem que as pessoas coloquem sua sujeira sobre a sua vida. Diga para vocês mesmos, eu não vou trocar a minha paz, com o lixo que está com você. Quantos casamentos foram destruídos, por que o marido chegou  à   casa, aborrecido com algum problema e contaminou a mulher. Irmãos, vocês não podem controlar as atitudes de outras pessoas, mas você pode impedir que isso prejudique a sua vida.

Tem muita gente encurvada, o que te fez parar de lutar? Lá no livro de Eclesiastes 7, 8  está escrito assim: “Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.”

Não importa como você começou. O importante como você vai terminar. Não pare  no meio do caminho, tem gente que quer vender o ódio dela para você. Têm pessoas que se intrometem na vida das pessoas, gostam de dar palpites na vida das pessoas, o tempo todo.

Irmãos, o seu crescimento está dentro de você, dentro do seu coração. Têm pessoas que dizem assim: quando eu casar eu serei  feliz, quando eu passar no concurso eu vou ser feliz. Irmãos, a sua felicidade tem que estar condicionada ao seu relacionamento com Deus. Não importa quem te encurvou, o importante é que Jesus está aqui para te endireitar.

Nós temos que aprender com Jesus, ao ver as pessoas encurvadas, temos que ajudá-la a se levantar. Diga para você mesmo, eu vou tornar uma pessoa que vai levantar os outros.

Jesus sabe o que tem te feito sofrer e ele está dizendo: eu estou aqui e vim te ajudar.

Pastor José Maria dos Reis Gomes

O QUE ESTÁ FAZENDO VOCÊ ENCURVAR?

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar